Portal GIAE Online - Este portal é para utilização exclusiva de alunos, encarregados de educação, funcionários e docentes do Agrupamento.

A Semente - Jornal online   

É muito importante que um Jornal seja lido por muita gente. Só assim existe motivação para que sejam produzidos conteúdos de qualidade...

Divulga o Jornal por todos os teus amigos e familiares.

Envia as notícias da tua turma e escola para o e-mail clubejornalismofg@gmail.com

@brir livros 

 "Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o Mundo"  Malala Yousafzai

 

Biblioteca Escolar do Agrupamento

No âmbito do projeto Erasmus+ Educação e Formação, a nossa escola teve a aprovação de dois projetos KA229 – parceria entre escolas, que irá coordenar.

  • M.A.T.H.S., acrónimo de More Active Teachers with Happier Students (Professores mais ativos com alunos mais felizes), incide sobre a disciplina de Matemática, e o segundo, designado de Educated and Active Citizenship (Cidadania Informada e Ativa), tem como foco a leitura.
    Ambos os projetos serão desenvolvidos ao longo de dois anos letivos, de 2018 a 2020.
    O projeto M.A.T.H.S. fundamenta-se nos estudos PISA (2012)e Eurydice (2013), que evidenciam as dificuldades que os estudantes europeus, em geral, têm na disciplina de Matemática. O projeto pretende mostrar aos estudantes que a Matemática não é “uma disciplina difícil e abstrata, que envolve uma data de processos e fórmulas”, mas sim uma disciplina cujos conhecimentos podem ser aplicados a vários aspetos da nossa vida quotidiana.
    Deste modo, as aulas serão organizadas em torno de “ideias gerais” e temas interdisciplinares, que ajudem os alunos a adquirir conhecimentos relevantes para a sua vida do dia-a-dia, tornando o ensino da Matemática mais significativo e motivador.
    Os professores dos países participantes irão deslocar-se às escolas parceiras para dar as aulas, não havendo mobilidade de alunos.
    Pretende-se construir conjuntamente uma página web, aberta aos alunos das escolas participantes e ao público em geral, e promover um concurso internacional de Matemática dirigido aos alunos das escolas participantes.
    Para além da nossa escola, representando Portugal, participam neste projeto a Turquia (Germencik e Antalya), a Espanha (Mutxamel), a Polónia ( Slupsk) e a Grécia (Katerini).

 

  • EDUCATED AND ACTIVE CITIZENSHIP, tem por objetivo “Melhorar a leitura, transformando o conhecimento em atividades práticas”, levando os estudantes a ler mais e a serem mais participativos em atividades ligadas às Artes, às Tecnologias da Comunicação e Informação, aos Media, à Literatura, e atividades Sociais e de Voluntariado.
    Pretende-se, assim, atingir os seguintes objetivos:
    •aumentar a capacidade de leitura
    •desenvolver a capacidade de utilização das tecnologias de informação e comunicação
    •aumentar o reconhecimento intelectual, responsabilidade e consciência social, autoestima, compreensão multicultural, tolerância, capacidades linguísticas e básicas
    •destruir estereótipos
    •promover as capacidades de empreendedorismo e de voluntariado dos nossos alunos
    •envolver os estudantes na sua aprendizagem e motivá-los
    •desenvolver as capacidades linguísticas , a literacia, o pensamento crítico e criativo, as capacidades pessoais e sociais
    •desenvolver a compreensão inter e intracultural
    •promover valores europeus e desenvolver a coesão entre cidadãos europeus
    •criar uma atmosfera de não discriminação e aceitação mútua em cada uma das escolas participantes.
    Participam neste projeto a Turquia (Yelki), a Roménia (Craiova), a Espanha (Marchena), a Itália (Francavilla al Mare) e a Grécia (Vólos).
    O projeto é dirigido aos alunos do 3º ciclo.


A calendarização das atividades será oportunamente divulgada, após a assinatura dos contratos por parte de todos os parceiros envolvidos.

Visualizações: 164