SPO - SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

Os diplomas legais que regulamentam os SPO e a carreira do Psicólogo Escolar definem o conteúdo funcional destes serviços, dos seus técnicos, essencialmente assentes em três domínios. Outros, mais gerais no que respeita aos SPO, atribuem algumas competências funcionais específicas a estes serviços. Com base neste enquadramento legal*, estão recomendados, superiormente, três grandes eixos de intervenção para os SPO, que deverão constituir a base de funcionamento destes serviços, e das atividades a desenvolver em cada ano letivo:

  • Eixo I – Orientação Escolar e Profissional (OEP);
  • Eixo II – Apoio Psicológico e Psicopedagógico;
  • Eixo III – Apoio e Aconselhamento/Consultoria à Comunidade Educativa;
  • Eixo IV – Outras parcerias com equipas integradas na comunidade escolar (em regime de articulação com os outros eixos).

Fazem parte deste serviço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. as psicólogas Teresa Machado e Vera Areal, ambas a exercerem funções a tempo inteiro neste serviço (35h), com sede no Agrupamento de Escolas Drº Flávio Gonçalves. Prestam serviço direto no Agrupamento no regime dos 4 principais domínios de intervenção do Psicólogo Escolar. 


Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) foram criados pelo Decreto-Lei n.º 190/91, de 17 de maio, concretizando, assim, o previsto na Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 46/86).
Os SPO são considerados unidades especializadas de apoio educativo, integradas na rede escolar, que desenvolvem a sua ação em escolas e agrupamentos de escolas, da educação pré-escolar ao ensino secundário.

De acordo com a legislação, são atribuições destes serviços:

  • Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade;Apoiar os alunos no seu processo de aprendizagem e de integração no sistema de relações interpessoais da comunidade escolar;
  • Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, professores, pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efetiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas;
  • Assegurar, em colaboração com outros serviços competentes, designadamente os de educação especial, a sinalização de alunos com necessidades especiais, a avaliação da sua situação e proposta das intervenções adequadas;
  • Contribuir, em conjunto com as atividades desenvolvidas no âmbito das áreas curriculares, dos complementos educativos e das outras componentes educativas não escolares, para a identificação de fatores psicológicos dos alunos de acordo com o seu desenvolvimento global e nível etário;
  • Promover atividades específicas de informação escolar e profissional, suscetíveis de ajudar os alunos a situarem-se perante as oportunidades disponíveis, tanto no domínio dos estudos e formações como no das atividades profissionais, favorecendo a indispensável articulação entre a escola e o mercado de trabalho;

Orientação Vocacional 

 9º Ano e depois?

 
Uma questão pertinente!

Como é do conhecimento de todos, no final do 9º ano de escolaridade os alunos terão de escolher o curso e a escola que pretenderão frequentar, a partir do 10 º ano de escolaridade.
E também como habitual os SPO_Serviços de Psicologia e Orientação_ desenvolvem acções de Orientação Vocacional, junto dos alunos do 9ºano, com objetivo de promover uma orientação vocacional consciente.
Numa vertente mais pessoal, dirigida ao aluno, serão desenvolvidas sessões de aconselhamento, individual ou em pares, num número variável de sessões, conforme a necessidade e tendo com base resultados obtidos em testes vocacionais. A inscrição deverá ser efetuada por email, pelo próprio aluno ou respetivo encarregado de educação, para o email dos SPO- Serviços de Psicologia e Orientação - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Esta pode ser efectuada voluntariamente a qualquer momento do 2º ou 3º períodos.

 

O aluno também deverá também realizar as seguintes tarefas:

As respostas a este questionário permitem indicar atividades profissionais contempladas na Plataforma Design the Future. Serão apresentadas as (10) profissões que possuem uma probabilidade maior de, consoante as respostas, irem ao encontro dos interesses e tipos de inteligência. Atualmente são apresentadas as ofertas formativas para aceder a cada profissão.

 

Objetivo principal:

i) ajudar a identificar interesses, competências, aptidões profissionais e valores;

ii) ajudar a definir um percurso académico e profissional;

iii) contribuir para a tomada de decisão de forma mais esclarecida e informada sobre o futuro.

No final da Masterclass, é possível ter acesso a um Portefólio Vocacional, que inclui a lista dos interesses, aptidões e valores, as profissões preferidas, competências associadas, planos de ação para o futuro, etc, que podem imprimir ou gravar.

 

O objetivo, destas tarefas, é ajudar a explorar informação relativa ao mundo escolar e profissional, bem como promover um maior envolvimento pessoal dos alunos na construção do seu projeto vocacional, criando uma maior autonomia e responsabilização no processo de tomada de decisão.

Começa já a pensar e a preparar as tuas escolhas, explora o mundo das profissões e do trabalho, através da consulta do site: http://www.designthefuture.pt/

 


Para ti aluno a frequentar o 9ºano: Após o 9º Ano ainda há muito para aprender e várias possibilidades de te qualificares para poderes exercer uma profissão. Vê com atenção a imagem seguinte que representa o Sistema Educativo Português. 

 


Oferta de cursos e contribuir para a valorização da imagem dos Cursos Profissionais na Área Metropolitana do Porto.

O Vídeo é uma das atividades do projeto “Trilhos para a Inovação Educativa” desenvolvido no quadro do PIICIE, Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. 


PARA QUE VAI SERVIR A Orientação Vocacional?

Para desenvolver:

  • Auto-conhecimento  Todos somos bons em alguma coisa e cabe a cada um de nós descobri-lo!
  • Conhecimento das profissões e das actividades dos profissionais
  • Conhecimento das oportunidades de formação… os cursos existentes… em que escolas….??
  • Reflexão sobre o que queres fazer, para onde queres ir… imaginar cada possibilidade
  • Decisão Escolher um rumo é    assumir um projecto pessoal de estudante.

 

ATENÇÃO: As decisões tomadas no final do 9º Ano são vinculativas, mas não são irreversíveis. É sempre possível reformular as escolhas. Qualquer que seja a tua escolha, o mais importante é que estabeleças os objectivos para os teus estudos e faças tudo para os alcançar!