Índice do artigo

Projeto PVPV

https://www.facebook.com/projetopvpv/

No âmbito dos PLANOS INTEGRADOS E INOVADORES DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR (PIICIE), o Município da Póvoa de Varzim, tal como os restantes 16 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP), apresentou a candidatura do seu Projeto, designado por “PVPV – Póvoa de Varzim Promove Valores”, ao NORTE 2020.
Este Projeto Municipal elaborado numa estreita articulação com os 5 Agrupamentos de Escolas (Aver-o-Mar, Campo Aberto, Cego do Maio, Dr. Flávio Gonçalves, Rates) e as 2 Escolas Secundárias (Eça de Queirós e Rocha Peixoto) do concelho, desenvolve-se numa dinâmica de ação que promove, pedagogicamente, os valores enquanto dimensão estruturante para o combate ao insucesso e abandono escolar precoce.
Este projeto encontra-se também no alinhamento do Eixo Prioritário 8 – Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida (NORTE 2020). [ler +]


No âmbito do Projeto PVPV – “Póvoa de Varzim Promove Valores” e da Ação 3 - “Elos de Cidadania” nele inserida, realizou-se ao longo dos dias 8 e 9 de abril, o Fórum de Reflexão para alunos do 2º e 3º CEB do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves.

Com o título “Voluntariado: Como Posso Envolver-me?”, foram abordadas as características de um voluntário, as entidades e ofertas disponíveis no concelho da Póvoa de Varzim para voluntariado e ainda qual a sua importância para melhorar e/ou promover as competências pessoais, académicas e sociais dos alunos envolvidos.

As atividades foram dinamizadas pela Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim, nomeadamente pelos técnicos: Dr. José Filipe Pinheiro e Dr.ª Olindina Novo.

A sessão de abertura deste Fórum de Reflexão contou com a presença do Exmo. Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Dr. Luís Diamantino, e a Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves, Dr.ª Luísa Gomes.

Participaram neste Fórum de Reflexão 15 turmas do 5º ao 9º ano de escolaridade (cerca de 347 alunos).

1.jpg4.jpg