SPO - SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves é constituído por uma técnica especializada_Psicóloga com a Cédula Profissional n.º 6931 : Teresa Machado.
Clique para consultar o documento de apoio desenvolvido pela OPP - Ordem do Psicólogos.
"Viver a pandemia sem exageros!"
"Estudar em tempo de pandemia - Guia para pais e cuidadores"
"Como evitar e resolver conflitos em situação de isolamento"
"Recomendações para quem continua a trabalhar fora de casa”
“Kit de sobrevivência para pais”
Horário de Atendimento:
2ª 3ª e 5ª feiras: 9:30 às 17:30
4ª e 6ª feiras: 9:00 às 13:30
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Orientação Vocacional - 9º Ano e depois?
Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) foram criados pelo Decreto-Lei n.º 190/91, de 17 de maio, concretizando, assim, o previsto na Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 46/86).
Os SPO são considerados unidades especializadas de apoio educativo, integradas na rede escolar, que desenvolvem a sua ação em escolas e agrupamentos de escolas, da educação pré-escolar ao ensino secundário.
De acordo com a legislação, são atribuições destes serviços:
- Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade;Apoiar os alunos no seu processo de aprendizagem e de integração no sistema de relações interpessoais da comunidade escolar;
- Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, professores, pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efetiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas;
- Assegurar, em colaboração com outros serviços competentes, designadamente os de educação especial, a sinalização de alunos com necessidades especiais, a avaliação da sua situação e proposta das intervenções adequadas;
- Contribuir, em conjunto com as atividades desenvolvidas no âmbito das áreas curriculares, dos complementos educativos e das outras componentes educativas não escolares, para a identificação de fatores psicológicos dos alunos de acordo com o seu desenvolvimento global e nível etário;
- Promover atividades específicas de informação escolar e profissional, suscetíveis de ajudar os alunos a situarem-se perante as oportunidades disponíveis, tanto no domínio dos estudos e formações como no das atividades profissionais, favorecendo a indispensável articulação entre a escola e o mercado de trabalho;