EscolaDigital Logo2

 


PC'S TIPO II e III

AVISOS DE SEGURANÇA / SECURITY ALERTS


Verificou-se que a atualização de Abril do MS Windows alterou a configuração necessária para que a plataforma de segurança implementada para os computadores deste projeto continue a funcionar corretamente.

Entretanto foi lançada pela Microsoft uma outra atualização que corrige o problema, mas que só funciona em computadores em que o Windows Defender seja o antivírus ativo.

Para interesse de todos, visando garantir que o máximo nível de segurança não seja comprometido, recomenda-se a execução do utilitário que corrige a situação, seja o antivírus ativo o Windows Defender ou qualquer outro.

O referido utilitário deverá ser descarregado a partir do seguinte endereço:

https://cuco.softi9.pt/updates

Depois de ser descarregado, o utilitário deverá ser executado, através de um duplo clique no executável, não sendo necessária mais nenhuma intervenção posterior por parte do utilizador.

Verificou-se ainda que o equipamento poderia ter um comportamento anómalo em situações em que a data seja alterada para uma outra que não a atual. Para se evitar tal situação, o sistema de segurança CUCo passa agora a fazer a sincronização automática da data/hora com os servidores de tempo RTC, para garantir o bom funcionamento do sistema de segurança CUCo.

 


Configuração de Equipamentos de Acesso à Internet


Tipo I: 1º ciclo do ensino básico e Tipo III: docente

Tipo 2: 2º e 3º ciclos do ensino básico


Esclarecimentos em relação à utilização do Microsoft Office, que inclui as aplicações mais conhecidas Word, Excel, Power Point, etc

O pacote Microsoft Office vem de origem no computador, como pré-instalação e demonstração por tempo limitado a 7 dias e por isso sem licença. O fornecimento desta licença não está previsto, nesta fase do programa Escola Digital.
Sugestão de algumas alternativas de solução:

  • Usar o WPS Office For PC ou o LibreOffice cuja instalação é explicada no manual de configuração em anexo, enviado anteriormente, e que é um pacote de código livre (sem licença) muito semelhante ao da Microsoft;
  • Usar o Microsoft Office online, mediante a inscrição em Office 365, usando qualquer endereço de email que já possua da GMAIL, SAPO ou HOTMAIL;
  • Usar o ” Docs” da Google (apps), já utilizado no Classroom, e acessível pelas aplicações disponíveis a partir do email institucional do utilizador;
  • Adquirir uma licença do Office da Microsoft 365 e colocar nesse portátil.II: