Oficinas de Bem-Estar

Duração do Projeto: 2 anos (A iniciar ainda este ano letivo com uma Oficina de Bem-Estar)
Coordenadora do Projeto: Isabel Silva
Professores envolvidos no Projeto: Professores de Cidadania e Desenvolvimento/Outros Professores Público-alvo: Comunidade Educativa.
Descrição do Projeto: Este projeto nasce das reflexões que incidiram sobre as necessidades sentidas e partilhadas pelos alunos no âmbito da gestão de emoções e das dificuldades relativas às competências socioafetivas, entre outras, intrínsecas à adolescência e que se agravaram drasticamente nos dois anos últimos de pandemia COVID19. O projeto integra-se no tratamento dos temas constantes no primeiro e segundo grupo de domínios obrigatórios para todos os ciclos de ensino no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento e segue as orientações constantes dos referenciais em vigor da disciplina e vai ao encontro das estratégias previstas no eixos do PLANO 21|23 no que diz respeito ao desenvolvimento de competências mais afetados pelo contexto pandémico, na diversificação de recursos e meios que permitam reforçar a capacidade de resposta dos agentes educativos e das comunidades, numa ação dirigida para a melhoria das aprendizagens, para a inclusão e para o envolvimento comunitário. Este plano pretende também, contribuir para uma articulação cada vez mais consistente com o Projeto Educativo da Escola no que concerne à adoção de estratégias que visem o enfoque na educação para a cidadania global.
Em suma, este projeto tem como propósito desenvolver dinamicamente com os alunos atividades de promoção do bem-estar na formação integral de todos e de cada um em particular. Procurar-se-á, numa abordagem holística, desenvolver ações que abarquem o bem-estar nas suas mais diversificadas vertentes desde o bem-estar físico e emocional ao financeiro.