Configuração Inicial dos Computadores Escola Digital

Este guia pretende apoiar a comunidade escolar no primeiro arranque do sistema operativo para configurar os computadores do projeto Escola Digital. Como existem vários modelos de computadores e versões "diferentes" do sistema operativo, as imagens abaixo poderão não ilustrar todos os passos.

Cuidados a ter com os equipamentos

Não se deve remover nenhuma das etiquetas autocolantes que estão na base do computador.

O computador portátil é um equipamento frágil. É necessário cuidado no seu manuseamento, transportar sempre com cuidado e acondicionar bem os cabos do transformador.

O kit que a Escola emprestado é composto por:

  • um computador portátil e o seu transformador;
  • um router wifi de um operador da rede móvel e um cartão SIM;
  • uns auscultadores com microfone;
  • uma mochila.

Devolução do computador à escola

O equipamento informático deve ser entregue limpo de ficheiros pessoais bem como de contas de acesso a aplicações digitais.

Configuração

Este computador vem com o sistema operativo Microsoft Windows 10 pré-instalado, mas são necessárias fazer algumas operações durante o primeiro arranque: escolher um esquema de teclado, ligar a uma rede para acesso à internet, criar uma palavra-passe, etc…

Alguns passos são mais demorados, outros exigem mais atenção. É importante que, uma vez iniciado, o processo deve chegar ao fim sem interrupções. Deverá demorar cerca de 15 minutos.

Para começar, ligue o computador carregando no botão no canto superior direito do teclado.
1 – Escolha do idioma, região e teclado.
Selecione o idioma português (Portugal) e a região Portugal.
Selecione o esquema de teclado português. De seguida selecione “ignorar” quando perguntado pelo“segundo esquema de teclado”.

2 - Configuração do acesso à rede
Nota: Pretende-se que não sejam feitas configurações inicias de acesso à internet de forma a ser possível a criação de uma conta local. Este processo garante que o computador possa ser utilizado mesmo sem um acesso à internet.


Selecionar a opção “Não tenho Internet”.

 

 

 

 

 

 

 

3 - Aceitação do contrato de licença Windows 10
A aceitação do contrato de licença do sistema operativo Microsoft Windows 10 é obrigatória para que seja possível utilizar o computador. Basta selecionar "Aceitar".

 

 

 

 

 

 

 

4 - Criação do utilizador local

Neste ecrã clica no canto inferior esquerdo em “Conta offline”.

Neste ecrã clica no canto inferior esquerdo em “Experiência limitada”.

 

Neste ecrã defines o nome de utilizador. Escreve o nome de utilizador e clica em “Seguinte

 

Escolhe uma palavra-passe que não te esqueças facilmente e clica em seguinte. ESCREVE-A NA CAIXA DADO QUE QUANDO DEVOLVERES O COMPUTADOR À ESCOLA TERÁS DE A COMUNICAR. POR ISSO GUARDA-A BEM!

 

Repete a introdução da palavra-passe e clica em seguinte.


Deverás escolher 3 perguntas e escrever cada uma das respostas nas caixas respetivas uma de cada vez.
Estas perguntas podem ser apresentadas mais tarde caso te esqueças da palavra-passe.

Nota: O utilizador deve indicar o nome e a palavra-passe. Estes dados devem ser do conhecimento do encarregado de educação e entregues à escola no momento da devolução do equipamento. Sendo estes dados importantes na segurança de um computador, por este motivo o agrupamento recomenda que seja introduzida uma palavra-passe segura. Por norma as palavra-passe consideradas seguras devem ter mais de 8 caracteres e serem compostas por números, letras e símbolos.
Deve haver uma mistura entre letras maiúsculas e minúsculas.


5 - Configuração do envio de dados para a Microsoft.

Nota: Pretende-se que sejam enviados o menor número de dados de telemetria para a Microsoft. No entanto esta é uma opção do utilizador.