Orientação Vocacional

9º Ano e depois?

Uma questão pertinente!

Como é do conhecimento de todos, no final do 9º ano de escolaridade os alunos terão de escolher o curso e a escola que pretenderão frequentar, a partir do 10 º ano de escolaridade.
E também como habitual os SPO_Serviços de Psicologia e Orientação_ desenvolvem acções de Orientação Vocacional, junto dos alunos do 9ºano, com objetivo de promover uma orientação vocacional consciente.
Numa vertente mais pessoal, dirigida ao aluno, serão desenvolvidas sessões de aconselhamento, individual ou em pares, num número variável de sessões, conforme a necessidade e tendo com base resultados obtidos em testes vocacionais. A inscrição deverá ser efetuada por email, pelo próprio aluno ou respetivo encarregado de educação, para o email dos SPO- Serviços de Psicologia e Orientação - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Esta pode ser efectuada voluntariamente a qualquer momento do 2º ou 3º períodos.

O aluno também deverá também realizar as seguintes tarefas:

Quiz: Descobre a tua Profissão - https://quiz.designthefuture.pt/

As respostas a este questionário permitem indicar atividades profissionais contempladas na Plataforma Design the Future. Serão apresentadas as (10) profissões que possuem uma probabilidade maior de, consoante as respostas, irem ao encontro dos interesses e tipos de inteligência. Atualmente são apresentadas as ofertas formativas para aceder a cada profissão.

Masterclass: Constrói o teu futuro - https://www.designthefuture.pt/masterclass/

Objetivo principal:

i) ajudar a identificar interesses, competências, aptidões profissionais e valores;

ii) ajudar a definir um percurso académico e profissional;

iii) contribuir para a tomada de decisão de forma mais esclarecida e informada sobre o futuro.

No final da Masterclass, é possível ter acesso a um Portefólio Vocacional, que inclui a lista dos interesses, aptidões e valores, as profissões preferidas, competências associadas, planos de ação para o futuro, etc, que podem imprimir ou gravar.

O objetivo, destas tarefas, é ajudar a explorar informação relativa ao mundo escolar e profissional, bem como promover um maior envolvimento pessoal dos alunos na construção do seu projeto vocacional, criando uma maior autonomia e responsabilização no processo de tomada de decisão.

Começa já a pensar e a preparar as tuas escolhas, explora o mundo das profissões e do trabalho, através da consulta do site: http://www.designthefuture.pt/

Para ti aluno a frequentar o 9ºano: Após o 9º Ano ainda há muito para aprender e várias possibilidades de te qualificares para poderes exercer uma profissão. Vê com atenção a imagem seguinte que representa o Sistema Educativo Português.

Oferta de cursos e contribuir para a valorização da imagem dos Cursos Profissionais na Área Metropolitana do Porto.

O Vídeo é uma das atividades do projeto “Trilhos para a Inovação Educativa” desenvolvido no quadro do PIICIE, Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.

PARA QUE VAI SERVIR A Orientação Vocacional?

Para desenvolver:

• Auto-conhecimento  Todos somos bons em alguma coisa e cabe a cada um de nós descobri-lo!
  • Conhecimento das profissões e das actividades dos profissionais
  • Conhecimento das oportunidades de formação… os cursos existentes… em que escolas….??
  • Reflexão sobre o que queres fazer, para onde queres ir… imaginar cada possibilidade
  • Decisão Escolher um rumo é    assumir um projecto pessoal de estudante.

ATENÇÃO: As decisões tomadas no final do 9º Ano são vinculativas, mas não são irreversíveis. É sempre possível reformular as escolhas. Qualquer que seja a tua escolha, o mais importante é que estabeleças os objectivos para os teus estudos e faças tudo para os alcançar!